Luma Iluminação

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

NOTÍCIAS & NOVIDADES

TECNOLOGIA LED

LED é uma revolução !!!  Desde o nascimento da lâmpada de Thomas Edison não ocorria tamanha revolução na Área de Iluminação !!!

O nome LED deriva da abreviação em inglês de Light Emiting Diode , ou seja , Diodo Emissor de Luz .  Este é um componente eletrônico semicondutor, de mesma tecnologia utilizada nos chips de computadores, que possuem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Também característica, esta energia é transformada em luz na matéria física, sendo também, conhecida como luz em estado sólido (Solid State Lighting).  A obtenção da luz através do LED ocorre quando os mesmos são diretamente polarizados, permitindo a passagem de corrente elétrica através de um semicondutor, que por sua vez, emite grande quantidade de luz e também calor.

A luz oriunda de um LED é azulada e através da aplicação de camadas de fósforo, obtêm-se diferentes emissões de cores, que caracterizam as diferentes temperaturas de cor , desde  2700 K (amarelo, o mesmo da lâmpada incandescente) até 6500K , 7000K (ultra branco).

O LED para o seu funcionamento necessita da ligação a um conversor de corrente alternada para corrente continua, denominado driver. Estes podem ser externos às placas, incorporados às placas ou incorporados às próprias lâmpadas de LED .

A Luma foi uma das primeiras empresas fabricantes no Brasil a utilizar a tecnologia LED e sempre está antenada com Fábricas e Centros de Pesquisa no Exterior, especialmente na Alemanha, onde acaba por sua vez, alinhando e utilizando as últimas tecnologias mais inovadoras .

Quais são as vantagens do LED?

  • Elevada vida útil
  • Alta eficiência
  • Baixo consumo de energia
  • Ausência de radiações IR e UV
  • Bom índice de reprodução de cor
  • Oferta de temperaturas de cor variadas
  • Dimerização
  • Custos de manutenção reduzidos
  • Controle de Cores (RGB)

LED é tudo igual ?

Para um leigo pode parecer que sim. Porém diferem em qualidade e durabilidade tanto por parte do chip como por parte da eletrônica.   A Luma tem por princípio utilizar apenas produtos de primeira linha, de fornecedores altamente qualificados, que conferem a durabilidade, reprodução de cor e seleção BIN, esta última apenas considerada em fornecedores preocupados em ofertar qualidade.  A seleção BIN caracteriza-se por separar os chips de LED de forma a evitar variações de cor . Os LEDs de baixa qualidade, muitas vezes oriundos de reprovações na seleção BIN,  podem diferir muito em temperatura de cor entre os próprios chips e lâmpadas, que conferem efeito luminotécnico ruim, além de menor vida útil.

Um outro aspecto a ressaltar trata-se do próprio projeto da luminária. A Luma tem como premissa o acompanhamento de todo o projeto , desde o seu nascimento , fabricação e testes laboratoriais , de forma a fornecer e garantir produtos de mais alta qualidade , robustez , durabilidade e eficiência energética. Componentes de maior valor e seus dissipadores de calor são especialmente desenhados para evitar sobretemperatura, o que afeta diretamente a vida útil dos LEDs. Portanto, orientamos sempre nossos clientes para entenderem o que estão comprando e com o que estão comparando.

Quanto a eletrônica, da mesma forma , drivers de qualidade corretamente especificados para conferir a corrente adequada para o fluxo luminoso desejado, terão a sua durabilidade seguramente maior.

Outras Notícias e Novidades