LED é uma revolução !!! Desde o nascimento da lâmpada de Thomas Edison não ocorria tamanha revolução na Área de Iluminação !!!
O nome LED deriva da abreviação em inglês de Light Emiting Diode , ou seja , Diodo Emissor de Luz . Este é um componente eletrônico semicondutor, de mesma tecnologia utilizada nos chips de computadores, que possuem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Também característica, esta energia é transformada em luz na matéria física, sendo também, conhecida como luz em estado sólido (Solid State Lighting). A obtenção da luz através do LED ocorre quando os mesmos são diretamente polarizados, permitindo a passagem de corrente elétrica através de um semicondutor, que por sua vez, emite grande quantidade de luz e também calor.
A luz oriunda de um LED é azulada e através da aplicação de camadas de fósforo, obtêm-se diferentes emissões de cores, que caracterizam as diferentes temperaturas de cor , desde 2700 K (amarelo, o mesmo da lâmpada incandescente) até 6500K , 7000K (ultra branco).
O LED para o seu funcionamento necessita da ligação a um conversor de corrente alternada para corrente continua, denominado driver. Estes podem ser externos às placas, incorporados às placas ou incorporados às próprias lâmpadas de LED .
A Luma foi uma das primeiras empresas fabricantes no Brasil a utilizar a tecnologia LED e sempre está antenada com Fábricas e Centros de Pesquisa no Exterior, especialmente na Alemanha, onde acaba por sua vez, alinhando e utilizando as últimas tecnologias mais inovadoras .
Quais são as vantagens do LED?
- Elevada vida útil
- Alta eficiência
- Baixo consumo de energia
- Ausência de radiações IR e UV
- Bom índice de reprodução de cor
- Oferta de temperaturas de cor variadas
- Dimerização
- Custos de manutenção reduzidos
- Controle de Cores (RGB)
LED é tudo igual ?
Para um leigo pode parecer que sim. Porém diferem em qualidade e durabilidade tanto por parte do chip como por parte da eletrônica. A Luma tem por princípio utilizar apenas produtos de primeira linha, de fornecedores altamente qualificados, que conferem a durabilidade, reprodução de cor e seleção BIN, esta última apenas considerada em fornecedores preocupados em ofertar qualidade. A seleção BIN caracteriza-se por separar os chips de LED de forma a evitar variações de cor . Os LEDs de baixa qualidade, muitas vezes oriundos de reprovações na seleção BIN, podem diferir muito em temperatura de cor entre os próprios chips e lâmpadas, que conferem efeito luminotécnico ruim, além de menor vida útil.
Um outro aspecto a ressaltar trata-se do próprio projeto da luminária. A Luma tem como premissa o acompanhamento de todo o projeto , desde o seu nascimento , fabricação e testes laboratoriais , de forma a fornecer e garantir produtos de mais alta qualidade , robustez , durabilidade e eficiência energética. Componentes de maior valor e seus dissipadores de calor são especialmente desenhados para evitar sobretemperatura, o que afeta diretamente a vida útil dos LEDs. Portanto, orientamos sempre nossos clientes para entenderem o que estão comprando e com o que estão comparando.
Quanto a eletrônica, da mesma forma , drivers de qualidade corretamente especificados para conferir a corrente adequada para o fluxo luminoso desejado, terão a sua durabilidade seguramente maior.