Iluminar galpões é um dos grandes desafios no processo de construção. São edificações amplas com pé direito que pode chegar a 15 metros de altura. A luz que está no teto do galpão pode ser insuficiente para iluminar o piso, criando zonas mal iluminadas ou pior, gastando energia elétrica desnecessariamente com muitas luminárias que não entregam a quantidade de luz necessária. Logo, o projeto luminotécnico precisa ser muito bem pensado, garantindo eficiência energética, durabilidade e baixo custo de manutenção, além de atender às necessidades específicas do ambiente operacional.
Qual a importância de adicionar uma iluminação adequada em um galpão?
A iluminação ideal, calculada e otimizada através de um projeto luminotécnico que leve em consideração as características do galpão e o layout da operação, oferece aos funcionários um ambiente em conformidade às normas de segurança do trabalho. No quesito organização do ambiente, promove a rápida identificação de processos produtivos e localização de pallets e prateleiras. Além disso, favorece o aumento da produtividade, facilita as operações e reduz os gastos com energia elétrica e manutenção, evitando trocas pré-maturas de luminárias. Você consegue imaginar o incômodo gerado para trocar uma luminária com o led piscando a 15 metros de altura no meio do galpão? Ou a dificuldade para localizar um produto na prateleira mais baixa onde a luz não chegue com intensidade suficiente?
E quanto as legislações?
A norma ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 abrange a iluminação ideal aos diversos tipos de ambientes internos. A especificação visa assegurar tanto da quantidade de luz a ser entregue quanto a qualidade. Esta norma define os objetivos principais no fornecimento da iluminação adequada ao ambiente: visibilidade, movimentação, segurança, produtividade e bem estar, gerando ergonomia visual.
De acordo com essa norma: “A não existência de um ambiente bem iluminado pode colocar os funcionários em risco, provocar acidentes e causar erros durante as operações.”
Outros fatores importantes: O que é Iluminância ?
Iluminância significa a quantidade de luz que incide sobre uma determinada área. Sendo assim, a iluminância leva em consideração quantas luminárias serão necessárias para iluminar o galpão em conformidade as especificações do projeto luminotécnico. Um projeto bem feito assegura a menor quantidade de luminárias para a mesma iluminância e o menor custo com energia elétrica para a mesma quantidade de luz entregue. Logo, o galpão utiliza menos luminárias, fica bem iluminado e gasta menos energia elétrica.
Portanto, deve-se levar em consideração no ato da compra, a análise do fluxo luminoso da luminária a ser comprada (ou seja, o quanto a luminária, de fato, ilumina). Este item vem especificado na embalagem como lúmen. Quanto maior for o número de lúmens, maior será o fluxo luminoso, isto é, o alcance e a distribuição da luz gerada pela luminária.
Quando definimos a distância e a densidade da luz que atinge uma superfície, medimos através do “Lux”. Na iluminação de galpões isto é muito importante, já que o imóvel é amplo e costuma ter altura elevada.
Por falar em Lux, a norma da ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 determina que o Lux mínimo exigido em cada ambiente, pode variar de acordo com o ramo de atividade, uma vez que na iluminação de galpões, são necessários, pelo menos 300 Lux.
Para verificar se a quantidade de Lux produzida pela luminária está de acordo com a quantidade definida na norma ABNT, ou na especificação do produto, basta medir com um luxímetro. Existem luxímetros profissionais, mas é possível baixar apps gratuitos, direto no smartphone para fazer medições básicas (sem muita precisão). Mesmo assim, é possível revelar a falta de luz no ambiente quando a quantidade de lux medida estiver muito abaixo do previsto na norma para um trabalho seguro e saudável.