Pense rápido e responda. Qual lâmpada ilumina mais? A de 7 ou 9 watts?
Se sua resposta foi a de 9 watts, talvez possa estar errado. Isso é possível porque ainda é normal as pessoas associarem watts, com poder de iluminação. Mas, neste caso, o que conta mais é a eficiência energética.
Mas como calcular este valor?
Primeiro, é preciso entender a diferença entre Lúmens e Watts
– Lúmens é a quantidade de luz emitida. Pode ser chamado também de fluxo luminoso e informa o quanto uma lâmpada ou luminária ilumina o ambiente.
– Watts ou potência, se refere ao consumo de energia.
É por isso que encontramos o consumo em watts, de qualquer aparelho eletrônico, mesmo que ele não emita luz.
Um cálculo básico para melhorar o entendimento.
Vamos voltar ao exemplo do início dessa publicação e buscar o mesmo exemplo:
Se uma lâmpada de 9 watts tem 800 lumens, sua eficiência energética terá 88 lúmens por watts. Porém, se a lâmpada de 7 watts tiver os mesmos 800 lumens, sua eficiência energética será de 100 lumens por watts, ou seja, ambas iluminam na mesma proporção, porém a de 7 watts consome menos energia elétrica.
A unidade que expressa a eficiência energética é chamada de lúmens por watt.
Esse valor indica quantos lumens uma lâmpada ou luminária produz a cada watt de energia que ela consome. É sempre importante, consultar essa informação junto a fornecedora do produto, mas você também pode fazer uma continha fácil.
É só você pegar o valor de lúmens e dividir pelo número de watts e você terá a eficiência energética exata. Agora, ficou mais simples!
Você nunca mais vai comprar lâmpadas ou luminárias olhando só a potência, não é mesmo? E aí, gostou desse conteúdo? Dá uma olhadinha então no nosso último post, onde falamos um pouco sobre COMO UMA ILUMINAÇÃO PARA ÁREA EXTERNA PODE VALORIZAR O AMBIENTE!