Luma Iluminação

Política Comercial

Esta política tem como objetivo assegurar transparência ao cliente, garantindo o seu perfeito entendimento sobre as condições comerciais expressas nos orçamentos solicitados.Procuramos tornar acomunicação eficaz com nossos clientes, promovendo uma relação duradoura de confiança e satisfação.

1. Atendimento Pós-Venda Técnico e Comercial

Além dos consultores técnicos-comerciais, laboratório luminotécnico e projetistas em iluminação, a Luma disponibiliza em sua fábrica um canal direto de atendimento aos clientes, de 2ª a 6ª feira, no horário de 9:00 h às 17:00 h em dias úteis, através do e-mail crm@luma.ind.br e telefone (21) 2717-2463 Ramal 114.  Nosso prazo de resposta às solicitações do cliente é de no máximo 1 dia útilapós o contato.  É muito importante o feedback dos clientes noatendimento para o aprimoramento contínuo de nossos serviços e produtos. Por isso, medimos sua satisfação periodicamente.

2. Qualidade e Prazo de Garantia de Produtos

A qualidade dos produtos fabricados pela Luma é um dos diferenciais. Por isso, conseguimos oferecer aos clientes um dos melhores prazos de garantia do mercado, contado a partir da data de emissão da nota fiscal de venda do produto. Para ter direito a garantia contra defeitos de fabricação o cliente precisa apresentar obrigatoriamente a nota fiscal de compra do produto.

As luminárias fabricadas pela Luma possuem garantia de 5 anos para a estrutura (corpo). Para lâmpadas, componentes eletrônicos e sistemas de LED,por exemplo, das marcas OSRAM, PHILIPS eLEDVANCE,seguem as definições especificadas pelos fabricantes.

A garantia não cobre defeitos ocasionados por instalações elétricas inadequadas, fora das normas ABNT, picos de energia na rede elétrica, uso de produtos químicos de limpeza que possam danificar os produtos, avarias(riscos ou amassamentos), atmosferas agressivas (salinidade, acidez, umidade, poeira), uso inadequadoou violação do selo de garantia de qualidade dos produtos.

3. Prazo de Disponibilidade de Produtos para Entrega

O prazo de fabricação é mais um de nossos diferenciais. O prazo usual de disponibilidade para entrega de luminárias é de no máximo 15 dias úteis, após a data de aprovação por escrito do orçamento, conforme as condições comerciais estabelecidas. Caso a venda envolva o pagamento de sinal antecipado, o prazo será contado a partir da data de identificação do mesmo. Para produtos de linha, lâmpadas ou sistemas de LED em estoque, o prazo de entrega é de até 3 dias úteis na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Demais regiões sob consulta. As entregas serão feitas no horário comercial de 8:00 h as 17:00 h em dias úteis.

4. Confirmaçãode Pedidos

Os pedidos serão considerados mediante confirmação por e-mailou Ordem de Compra enviado pelo cliente, diretamente, ou por pessoa por ele formalmente autorizada. O cliente deve verificar cuidadosamente aconfirmação do pedido e informar qualquer possível erro a Luma, por escritoou e-mail em até 24h, prazo este estabelecido para início de fabricação ou separação dos produtos. Caso contrário, a descrição do produto contida na confirmação do pedido terá força obrigatória entre as partes.

5. Cancelamento ou Devolução de Pedidos

O cancelamento do pedido aprovado por escrito ou por e-mail pelo cliente está sujeito à aprovação formal da Luma, cabendo ao cliente, arcar com todos os custos decorrentes, até a data de sua efetivação. Para a realizar a devolução, o cliente, no caso de pessoa jurídica, deverá obrigatoriamente emitir a nota fiscal de devolução do produto. Não serão aceitos cancelamentos ou devoluções de itens especialmente fabricados para o cliente ou forada embalagem original.

6. Condições para Troca de Produtos e Procedimentos

Esta política foi estabelecida para dar transparência na relação comercial com clientes pessoas jurídicas. No caso de compras realizadas por pessoas físicas a Luma adota as regras de troca conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Para as luminárias fabricadas pela Luma, lâmpadas LED ou outros produtos, a troca é possível no prazo de até 7 dias, somente no caso de defeitos comprovados de fabricação onde não haja possibilidade de reparo. Não será aceita troca de produtos fora da embalagem original ou sem a nota fiscal de venda.  O aceite do produto é feito através da assinatura do cliente no canhoto da nota fiscal de venda, no ato do recebimento. É responsabilidade do cliente conferir no ato do recebimento o produto recebido. Se no ato do recebimento houver divergência das informações da nota fiscal e os produtos recebidos, o cliente deve assinar a nota fiscal no verso, ressalvando a divergência identificada e relatar o ocorrido a Luma em um prazo máximo de 1 dia útil após o recebimento.

Procedimentos: Enviar um e-mail para crm@luma.ind.br com a cópia da nota fiscal e descrição do defeito. Se o cliente for pessoa jurídica, deverá emitir a nota fiscal de devolução do produto.

7. Política de Preços, Crédito e Cobrança

O preço ofertado é válido apenas para produtos em estoque, sujeito à disponibilidade de estoque no ato da confirmação formal do pedido. Para ofertar preços competitivos ao cliente, a Luma oferece a condição de pagamento à vista. Caso o cliente necessite fazer o pagamento parcelado, serão repassados ao cliente as despesas financeiras cobradas pelos agentes de crédito. Em caso de compra pela 1ª vez com pagamento parcelado, o cliente preencherá um cadastro sujeito à aprovação prévia de crédito pela Luma. Em caso de inadimplência de pagamento, a Luma comunicará ao cliente os dias de atraso por e-mail. Caso o cliente não informe em até 48 horas úteis a data que fará a quitação do débito, o sistema de cobrança da Luma informará automaticamente as instituições de proteção ao crédito, interrompendo a entrega de produtos até a data de quitação do débito pelo cliente. No caso de atraso de pagamento serão cobrados multa de 10% sobre o valor em atraso e juros legais de 1% ao mês.

Caso haja incidência de Substituição Tributária (ST) ou Diferencial de Alíquotas sobre o valor da venda, estes tributos serão recolhidos pela Luma apenas para os Estados onde houver Protocolos de ICMS em vigor. Para os demais Estados o recolhimento fica a cargo do destinatário.